Olá pessoal, essa é a segunda aula do treinamento de Blazor. Nesse conteúdo complementar, iremos aprender alguns conceitos importantes sobre o Blazor.
Segundo o site oficial do .NET Microsoft: O Blazor é uma estrutura Web de front-end moderna baseada em HTML, CSS e C# que ajuda você a criar aplicativos Web.
Outra explicação interessante, encontramos no site BRQ Digital Solutions: É um framework para aplicações “client-side” escrito em . NET e rodando em cima do WebAssembly. É baseado em tecnologias já existentes como HTLM e CSS, mas você pode usar C# e Razor ao invés de JavaScript para buildar os componentes..
O Blazor necessita de alguns conhecimentos prévios, sendo eles:
Segundo o site Macoratti: Razor é uma sintaxe de marcação que lhe permite inserir código baseado em servidor (Visual Basic e C#) em páginas da web.
De maneira bem simples, o Razor permite a criação de páginas web utilizando tecnologias, como: HTML, CSS e C#. Dependendo do projeto, também podemos fazer uso do JavaScript.
O que faz o Razor ser tão popular, é a facilidade de poder integrar a estrutura C# junto dos comandos HTML. Você pode exibir uma variável dentro de uma tag H1 por exemplo, também é possível usar um ArrayList para listar em uma tabela (TABLE) os registros.
Todas as nossas páginas serão da extensão .razor, fazendo com que essa tecnologia seja crucial para a existência do Blazor.
Muitos confundem Blazor com Razor, mas basta lembrar o seguinte:
O Blazor possui dois tipos de projetos, sendo eles:
As estruturas de ambos os projetos são parecidos, mas precisamos analisar muito bem qual utilizar. Com a experiência, você será capaz de escolher a melhor opção para desenvolver suas aplicações.
Minha experiência com o Blazor atualmente é muito forte em projetos WebAssembly, onde o foco é no front-end e consumo de APIs.
Durante nosso treinamento, iremos trabalhar com projetos do tipo WebAssembly, mas fique à vontade para criar projetos no formato Blazor Server para conhecer as diferenças entre as estruturas de cada projeto.
Que tal acompanhar nossa aula no YouTube? Veja o vídeo abaixo: