
APIs com ASP.NET Core
2 - Conceitos
Olá pessoal, nessa segunda aula do treinamento de Criando APIs com ASP.NET Core, iremos aprender os conceitos básicos do nosso poderoso framework ASP.NET Core. Vamos também conhecer o que é uma API e quais são suas características.
O que é o ASP.NET Core?
O ASP.NET Core é um framework de desenvolvimento web de código aberto da Microsoft. Trata-se de uma tecnologia que permite criar aplicações modernas e escaláveis. Ele possibilita a criação de APIs, aplicativos web e microserviços, permitindo a compatibilidade com diversas plataformas, incluindo o Windows, macOS e Linux. O ASP.NET Core é um framework leve, modulador e utiliza o padrão MVC, facilita a conexão de sistemas online, proporciona uma otimização de performance e é apropriado para o desenvolvimento de projetos com linguagens consistentes e de livre escolha pelos desenvolvedores.
O que é uma API?
Uma API (Interface de Programação de Aplicações) é um conjunto de regras que permite que diferentes programas de computador se comuniquem entre si. Ela explica como um programa pode usar as funções ou dados de outro, sem precisar saber como tudo funciona por trás. As APIs são usadas para conectar aplicações, permitindo que compartilhem informações e funcionalidades. Em resumo, uma API é como uma ponte que facilita a troca de dados entre sistemas diferentes.
Para executar funções como cadastros, seleções, alterações e remoções, é necessário criar requisições. Abaixo, conheça algumas dessas requisições:
- GET: Usada para solicitar dados de um servidor. Por exemplo, quando você acessa uma página da web, uma requisição GET é enviada para obter o conteúdo dessa página.
- POST: Usada para enviar dados ao servidor, como ao preencher um formulário. Ela é frequentemente utilizada para criar novos registros ou enviar informações.
- PUT: Usada para atualizar um recurso existente no servidor. Por exemplo, se você quiser alterar informações de um usuário, uma requisição PUT enviaria os novos dados para o servidor.
- DELETE: Usada para remover um recurso do servidor. Por exemplo, ao excluir um item de uma lista, uma requisição DELETE seria enviada para que o servidor removesse esse item.
Instalar o Visual Studio Code
O Visual Studio Code é o editor que iremos utilizar para criar nosso projeto. Clique aqui para acessar o site oficial e baixar o software, sua instalação é muito simples, basta seguir os passos indicados na etapa de instalação.
Instalar o MySQL
Para baixar o MySQL para o seu sistema operacional, selecione uma das opções abaixo:
- Windows (Pode ser o primeiro link de 2.1mb)
- MacOS (Para Apple Silicon baixe o arquivo ARM - DMG, para processadores Intel baixe o x86 - DMG)
- Linux (No link deixei selecionada a distribuição Ubuntu. Caso seja outra distribuição, selecione na lista de sistemas operacionais)
Abaixo deixo cada etapa de instalação no sistema operacional Windows, nos demais sistemas segue o mesmo padrão:
1º Após baixar o instalador, execute e selecione a opção Full. Caso você queira instalar apenas o MySQL, pode fazer o seguinte: Server Only -> MySQL Server -> MySQL Server 8.x.x:

2º Serão exibidos todos os complementos que serão instalados, clique em Execute:

3º Em seguida clique em Next:

4º Mais uma vez clique em Next, não precisa fazer mais nada:

5º Deixe a primeira opção ativa: Use Strong Password Encryption for Authentication ativa, em seguida Next:

6º Crie uma senha e repita. Essa senha será utilizada para realizarmos a conexão entre nossa API e o banco MySQL, anote para não esquecer! Em seguida, clique em Next:

7º Essa etapa provavelmente não irá aparecer no sistemas operacionais MacOS e Linux. Deixe ativa a opção Start the MySQL Server at System Startup, essa opção fará com que o MySQl esteja em funcionamento ao iniciar o Windows, em seguida clique em Next:

8º Essa etapa provavelmente será exibida apenas no sistema operacional Windows. Vamos liberar acesso administrador para que o MySQL consiga executar todas as suas funcionalidades normalmente, clique em Next:

9º Nessa etapa vamos aplicar as configurações, clique em Execute:

10º Cada etapa de instalação será especificada nessa etapa, quando finalizadas as instalações, clique em Next:

11º Vamos configurar agora o acesso ao banco de dados. Aconselho Não modificar e manter as configurações, o hostname provavelmente não estará especificado, não se preocupe, pois o padrão para acessarmo será: localhost ou 127.0.0.01, e a porta como padrão é a 3336. Clique apenas em Next:

12º Nessa etapa vamos apenas clicar em Next:

13º Informe as credenciais de acesso, o usuário é root e a senha é a criada na etapa de número 6. Clique em Check, em seguida Next:

14º Aplique as configurações e clique em Finish:

15º Essa é a última etapa, clique em Finish para finalizar:

Pronto! MySQL instalado com sucesso ;)
Em caso de dúvidas, favor enviar um e-mal para: contato@ralflima.com, ficarei feliz em poder auxiliar nos estudos.
Torne-se membro! a partir de R$7,99 por mês.Abaixo compartilho o vídeo da nossa aula no YouTube, bons estudos!